Se engana quem pensa que a Liga Carioca é composta somente por times da capital. Tem gente vindo de longe jogar por aqui. Mais do que isso: tem time fazendo da LCF sua pré-temporada para competições profissionais. Estamos falando de Mendes Futsal, equipe do Sul Fluminense.
Mendes estreou na Liga ao lado da equipe de Volta Redonda-RJ. Dupla Sul Fluminense, estas equipes se aventuraram na primeira edição da Liga Carioca de Futsal, dando start na competição que começou a mudar o cenário do futsal do Rio de Janeiro. Naquela edição Mendes chegaria à final invicto, a exemplo do seu adversário, o Garotada FC. As duas equipes se enfrentaram na primeira rodada da fase de grupos e empataram em um jogo eletrizante, que marcou a abertura da rodada inicial.
O elenco reunido pelo time Sul Fluminense, até aquela final, em 2017.2, tinha a soma de, pelo menos, 15 títulos da Copa Rio Sul de Futsal. Em contrapartida, Garotada tinha a nata do futsal carioca, contando com atletas que somavam algo em torno de 20 títulos cariocas. Foi um duelo de gente grande.
Mendes e Garotada jogaram de igual para igual, como de costume. A equipe local vencia o jogo até os dois minutos finais, quando Mendes arrancou o empate, em 3 a 3, e levou o duelo à prorrogação. Naquela ocasião, Mendes perdeu por 1 a 0 no período extra.
Agora, a equipe volta à capital para disputar sua terceira competição na Liga Carioca, com o objetivo de se preparar para a 28ª Copa Rio Sul de Futsal. A competição é uma das mais antigas e maiores do Estado do Rio de Janeiro. Por isso, Mendes se prepara para disputar a sua 23ª Copa. Os detentores de dois títulos do Rio Sul fazem sua pré-temporada na Primeira Divisão da Liga Carioca, enfrentando equipes de alto nível para chegar voando na competição que é cobiçada por muitos e conquistada por poucos.
Juninho, Bicampeão da Copa Rio Sul, falou um pouco sobre a expectativa para a competição:
- A expectativa é grande. Sabemos que início de ano é complicado, mas a equipe está se empenhando para atingir o melhor condicionamento físico e entrosamento para ir longe na Liga Carioca e chegar bem na Copa Rio Sul. Sabemos do nível da competição, a vitória ainda não veio, mas sabemos do potencial da nossa equipe, com a consciência de que podemos mais. O próximo jogo é contra uma forte equipe, que é o Odete São Paio, e pode servir para nossa equipe engrenar.
Ruan também falou sobre as expectativas da equipe para a temporada:
- A gente se propôs a jogar, exatamente para ter esse preparo para março, visando a Copa Rio Sul. Mas a LCF acaba sendo uma competição até mais forte. Vimos o alto nível nos últimos anos e recentemente subiu mais ainda. Acaba sendo uma competição com nível igual ou maior que da Copa Rio Sul. Achamos muito importante também a cobertura, as matérias, vídeos. Isso acabou nos trazendo um outro objetivo, não mais de apenas preparo, mas também de buscar o título da Liga Carioca.
Apesar de ainda não ter vencido na competição, o que podemos esperar do FAC/Mendes para essa primeira divisão?
- Dá para esperar uma mudança da nossa equipe. A galera comprou a ideia. Na estreia sentimos o time um pouco parado ainda. Nosso time parou suas atividades em junho do ano passado, após a final da Rio Sul. Não voltamos a jogar mais. Agora que viemos novamente, vimos o nível que é a competição, nesse empate em 6x6. Pegamos um time muito bom. Então agora os objetivos se inverteram, a ideia é ir com o máximo de atletas agora e buscar o título inédito. A ideia é, não apenas o preparo, mas ser Campeão aqui também.
ESCRITO POR: THYAGO DE BARROS